fbpx
Tuinalogia, um importante componente da Medicina Chinesa

24 Oct

Tuinalogia, um importante componente da Medicina Chinesa

Tuinalogia, é o estudo da técnica clínica chinesa, que previne e trata doenças manualmente. Literalmente, o termo TUI e NA significa ““empurrar” e “segurar”. Nos tempos antigos, foi também conhecido pelo termo, “ANGIAO”, “ANFU”, e ANMO. Atualmente, é mais conhecido por “TUINÀ” e “ANMO”.

Origens

Durante a antiguidade, o povo chinês achou que apalpar, pressionar ou bater levemente afetava as partes do corpo, e poderia efetivamente acalmar dores e aliviar alguns sintomas, com base nisso, um esforço consciente foi feito para estudar esses efeitos.

No período de Yin e Shang (1600 ~ 1100B.C), “Anmo” (o termo comum naquela época) tornou-se uma técnica muito popular para prevenir e tratar doenças. A terapia Tui-ná apareceu primeiro em trabalhos médicos durante os períodos do que foi chamado da Guerra dos Estados (770 ~221 B.C), onde a técnica e as indicações eram descritas em maiores detalhes. Pomadas medicinais também eram prescritas para serem usadas em conjuntos com Tui-ná. Na China, a mais recente referência, 52 Bingfang (52 prescrições) foi muito rica em descrever muitas terapias ANMO que eram usadas para tratar doenças prolongadas que requeria muita habilidade.

Durante o período das dinastias Qin e Han (221B.C ~ 220 A.D.), Anmo foi mencionada pela primeira vez claramente como técnica terapêutica no tratado médico Huangdi Neijing (Yellow Emperor’s internal classic). Foi em Huangdi Neijing que os princípios terapêuticos do Tui-ná foi primeiramente mencionado. O trabalho estabeleceu a fundação para a formação do sistema de Tuinalogia. Ao mesmo tempo, o primeiro livro especializado em Tuiná na China, o Huangdi Qibo Anmo Shijuan (10 volumes do Huangdi e Qibo em massagem) foi também compilado.

Nas dinastias Win, Jin, Sui e Tang (220 ~ 907 A..D.), um departamento especial de Tui-ná foi estabelecido, com um médico que se especializou em Tui-ná. O título em Doutor em Tui-ná foi primeiramente formado na dinastia de Sui (561 ~ 618 A.D.), e na dinastia de Tang (618 ~ 907 A.D.) os praticantes de Tui-ná eram graduados em diferentes graus, isto é, doutor, técnico e manipulador. Então a terapia Tui-ná foi amplamente aplicada e um ensino organizado para Anmo começou. Nesse período, com uma expansão maior de indicações do Anmo, essa terapia também se desenvolveu. Um grande trabalho médico Zhubing Yuanhou Lun (Etimologia e sintomatologia de doenças), escrita nesse período, descreveu Anmo em todos os seus volumes. Mais ou menos nessa época a terapia Anmo também se alastrou pelo Japão, Korea e Índia.

No período das dinastias de Song, Jin e Yuan (960 ~ 1360 A.D.) a terapia de Anmo, que foi posta em prática mais amplamente, foi mais sistemática e mais desenvolvida. Além das doenças comuns, foi registrado na dinastia de Song, que Anmo era usado em partos. Anmo também cresceu na área de promoção de saúde e prevenção de doenças.

O livro Shengji Zonglu (General Collection for Holy Relief, Coleção Geral para Alívio Sagrado) foi também notório por descrever sobre preservação de saúde e resumir um conjunto de técnicas de Anmorelativamente sistemáticas para preservação da própria saúde, durante o final da dinastia de Song.

Durante a dinastia de Ming e Qing, Tuiná foi desenvolvida rapidamente e um número de trabalhos sobre ela foi compilado. Alguns exemplos foram Xiaoer Anmo Jing (Classics of Tuina for Children, Clássicos de Tuiná para Crianças), Xiaoer Tuina Mijue (Secrets of Tuina for Infants, Secredos de Tuiná para infantes), Xiaoer Tuina Fangmai Huoying Mizhi Quanshu(Secrets of Tuina and Pulse talking for Children, Secredos do Tuiná e pulsação para crianças), e Xiaoer Tuiná Zhilu (Recording of Tuina for Children, Registro do Tuiná para Crianças).

Na dinastia de Qing, tratamento para ferimento traumático foi adicionado. Yizong Jinjian (Golden Mirrow of Medicine, Espelho dourado da Medicina), listou 8 manuais de técnicas aplicadas em traumas, eles são: Mo (palpating – apalpar), Jie (Rejointing – Encaixar), Duan (Setting – setação), Ti (Lifting – Levantar), Na (Pressing – pressionar), Mo (Circular Kneading – circular joelho), Tui (Pushing – empurrar), e Na (Holding – segurar).

Desde a fundação da nova China, Tuinalogia tem se desenvolvido para um novo estágio, e um completo sistema de tratamento médico, ensino e pesquisas estão sendo feitos. Com novos desenvolvimentos em tecnologia e um vasto interesse e intercâmbio internacional, a terapia Tui-ná continua se desenvolvendo a passos longos.


Esse texto é uma tradução de texto do Libro de Tuinalogia da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa para estudantes estrangeiros de nível avançado. Editor chefe: Zhang Yisheng


[addtoany url="https://www.institutounidade.com.br/curiosidades/tuinalogia-um-importante-componente-da-medicina-chinesa/" title="Tuinalogia, um importante componente da Medicina Chinesa"]