fbpx
                                   Login
Melhor posição para dormir: Qual a forma correta?

22 Apr

Melhor posição para dormir: Qual a forma correta?

É muito importante saber qual é a posição certa para dormir. Dependendo de como você descansa nessas horas, você pode tensionar ou torcer as articulações, causar problemas de refluxo, machucar os ombros, ou mesmo problemas na visão!. Ficar atento aos diferentes hábitos durante o sono contribuem para sua saúde, e levar isso a sério mais ainda.Hoje em dia, passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo. Esse é um dado estipulado pela National Sleep Foundation, que de certa forma nos mostram como prejudicamos nossa saúde ao dormir em posições incorretas, ou melhor dizendo, desconfortáveis, e assim baixando as horas de sono, já que o tempo ideal indicado é de 7 à 8 horas por dia.
Encontrar a posição certa para dormir, de verdade, ajuda o organismo de diversas formas. E para tanto, vamos mostrar não apenas isso, como os benefícios do sono em si. Mais do que apenas descansar para recuperar as forças e não passar por dificuldades ao longo do dia, uma boa noite de sono também oferece outros ótimos benefícios.

A Posição certa para dormir influencia nosso sono 

Dormir é vital para o corpo. Uma pessoa que dorme pouco acaba desenvolvendo uma série de problemas para saúde, já, dormir adequadamente, traz benefícios que elevam, e muito, a qualidade de vida. Veja algum deles.

Ajuda a fortalecer a memória.

Controlar a hipertensão.

Controla o diabetes.

Diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

Previne a obesidade.

Previne a depressão.

É importante também estar atento já que para dormir em uma posição adequada precisamos considerar dois objetos de extrema importância:

O travesseiro

O colchão.

A pessoa não pode escolher um travesseiro que seja alto demais, já que este fator pode deixar o pescoço torto. É preciso que o travesseiro mantenha a coluna alinhada. Além disso, é preciso verificar o tempo de duração. Enquanto um travesseiro dura no máximo, dois anos, os colchões variam entre cinco e dez anos.O colchão deve ser firme e, se possível, um ortopédico, principalmente se já tiver algum problema de coluna, como hérnia de disco. Deve ser de acordo com o peso e altura da pessoa que irá usar.

Como a melhor posição para dormir influencia nosso sono

Dormir é vital para o corpo. Uma pessoa que dorme pouco acaba desenvolvendo uma série de problemas para saúde, que vamos mostrar a seguir para que não tenha dúvidas dos riscos. Por outro lado, dormir adequadamente, não apenas em tempo mas em posições adequadas, e em um ambiente adequado, também traz benefícios que elevam, e muito, a qualidade de vida.

Alguns dos benefícios que o bom sono oferece estão a seguir.

Ajuda a fortalecer a memória

Quando praticamos algum exercício que exige memória muscular, ou estudar qualquer tipo de matéria, uma boa noite de sono ajuda a manter essas informações bem organizadas e fluidas no cérebro. Você transforma as memórias de curto-prazo em longo-prazo, tornando o aprendizado mais satisfatório.

Controla a hipertensão

Dormir bem não só aumenta os níveis de dopamina e serotonina, como reduz e muito a produção de cortisol e adrenalina, responsáveis não apenas pela insônia, como também pelos níveis altos e perigosos de pressão arterial. Quando você não dorme bem, os riscos de desenvolver hipertensão, ou mesmo crises de ansiedade, são bem altos.

Controla o diabetes

Uma noite bem dormida e na posição correta não faz apenas com a hipertensão seja afastada, como o risco de diabetes também. Ou controlá-la com mais facilidade, caso já a tenha. Além dos hormônios mencionados acima, dormir bem produz bons níveis de HGH, IGF-1, e principalmente leptina, que ajuda a regular o apetite.

Previne a obesidade

Dormir bem emagrece! O que falamos sobre a leptina acima não ajuda apenas no controle ou na prevenção do diabetes. Por estarmos mais saciados, ainda mais com uma boa dieta antes de dormir, a leptina ajuda a manter a alimentação em dia quando nos levantamos, o que faz do café da manhã mais satisfatório. Além disso, o HGH ajuda a manter a gordura magra no organismo, e queimar a gordura ruim. Alie isso a um bom copo d’água antes de dormir, e você vai ver como dá certo.

Previne a depressão

Ao liberar diversos hormônios benéficos ao humor e a regulação de atividades ao longo do dia, uma noite confortável de sono diminui as possibilidades de depressão. Para tanto, é importante agregar ao descanso outras atividades importantes ao longo do dia, como exercícios físicos, uma boa alimentação, e até mesmo aqueles momentos para rir. Atividades sexuais também contam.

Os malefícios de uma má noite de sono

Assim como dormir bem oferece ótimas noites de relaxamento e benefícios ao corpo, não dar atenção a detalhes importantes nesse sentido gera vários problemas ao corpo, a curto e principalmente a longo prazo. Alguns deles já foram mostrados acima, como o risco de doenças cardiovasculares e o aumento de peso, porém existem outros tão perigosos quanto.Vejamos uma lista breve a seguir.

  • Reduz a expectativa de vida, devido a falta de hormônios que regulam o rejuvenescimento celular.
  • Sistema imunológico mais fraco e suscetível a doenças infecciosas e virais.
  • Picos de humor oscilantes, que podem evoluir para casos de ansiedade, depressão ou histeria.
  • Perda de tecido cerebral, que podem gerar não apenas dificuldades de memorização, mas de concentração e aprendizagem.
  • Enfraquecimento da pele, deixando-a mais oleosa.

A importância do colchão e do travesseiro

Além de dormir na posição correta, tanto o travesseiro como o colchão devem ser de boa qualidade, para não só relaxar o corpo, como também evitar outros problemas de saúde advindos do mesmo.O travesseiro não pode ser nem alto demais, para não ficar com o pescoço torto, nem baixo demais, para não deixar o pescoço “pendurado”, isto é, com sua inclinação em arco.É preciso que o travesseiro mantenha a coluna alinhada. Além disso, é preciso verificar o tempo de validade. Enquanto um travesseiro dura no máximo, dois anos, os colchões variam entre cinco e dez anos.O colchão, por sua vez, deve ser firme e, se possível, um ortopédico, principalmente se já tiver algum problema de coluna como hérnia de disco. Considere também o peso e altura da pessoa que irá usar, e se ele será de solteiro ou casado. Na verdade, é melhor que você faça a escolha do colchão e do travesseiro primeiro antes da cama, para que esta se ajuste ao colchão e não o contrário.

Qual o melhor lado para dormir? Esquerdo ou direito?

Pode parecer bobagem a princípio, mas quando você dorme de lado, acaba por afetar diversos processos metabólicos do seu corpo, alguns para melhor, outros para pior. Por isso é importante criar esse hábito, quase subconsciente de escolher o lado corretamente na hora de dormir, para que o corpo se acostume a não ir para outro lado involuntariamente.Vejamos o que influencia no seu corpo ao dormir no lado direito ou no lado esquerdo.

Lado Esquerdo

Existem diversos estudos relacionados a essa posição na qual dormir. Um deles, veiculado pela The Journal of Clinical Gastroenterology, garante, junto a outras pesquisas, garante que o lado esquerdo é o melhor para dormir, e não apenas pelo conforto durante a noite. Ele ajuda a manter diversas funções do organismo nesse período mais fáceis de serem realizadas, funções essas que podem ser vistas a seguir.Quando você apoia o sistema linfático no lado esquerdo do corpo durante o sono, o fluido do mesmo consegue se movimentar com mais facilidade, limpando as toxinas do corpo, e promovendo uma melhor saúde.Dormir do lado esquerdo ajuda na digestão! Por estar localizado justamente nesse lado, os sucos gástricos se movimentam mais naturalidade, prevenindo casos de refluxo, e de quebra facilitando a digestão, já que as enzimas são secretadas com melhor posicionamento. Para quem pode tirar aquele cochilo depois de alguma refeição, é uma ótima pedida. Isso sem contar a saciedade promovida no café da manhã.Uma boa maneira de explorar os benefícios do sono para o coração é justamente deitando-se no lado esquerdo. Como o coração também fica nessa posição, a posição facilita suas batidas.  E por fim, a posição também ajuda a manter as costas mais aliviadas, já que a posição não força a espinha dorsal.

Lado Direito

Existem mais riscos ao dormir para o lado direito do que o esquerdo. Com os benefícios listados acima, torna-se até desnecessário considerar a posição. De forma geral, os maiores benefícios que dormir para o lado direito podem oferecer estão na prevenção de alguns casos de doenças, como relacionadas a apneia do sono, por exemplo. Casos de glaucoma também devem ser considerados para dormir no lado direito.Existe um motivo bem simples para não dormimos no lado direito, ao menos de forma saudável. Pelos órgãos beneficiados no lado oposto, ao dormimos do lado direito acabamos por ir contra a gravidade, e isso força o corpo a agir de forma a ficar confortável.O ideal é sempre dormir do lado esquerdo, e se acostumar a essa posição de forma consciente. Você não apenas vai ter uma noite de sono mais proveitosa, como também vai proteger vários órgãos durante o período de descanso. Quando se deitar, certifique-se de que vai posicionar o seu corpo de acordo, para receber todos os benefícios.

Qual posição para dormir é certa para você?

Agora que você sabe o quanto o bom sono influencia no organismo, os malefícios que sofre ao não dar atenção, e até mesmo o lado ideal, definir qual é a melhor posição para dormir fica bem mais fácil. Na verdade, você consegue definir a escolha de acordo com suas preferências necessidades, e de maneira correta.Vamos, enfim, saber as melhores posições para dormir, considerando a maior parte das possibilidades que elas oferecem as noites de sono.

De lado com travesseiro entre as pernas

Essa posição de lado é considerada uma das mais saudáveis e recomendadas para dormir. Considerando o lado esquerdo na hora de deitar, você mantém a coluna mais alinhada, e garante todos aqueles benefícios que mencionamos acima.Contudo, existe uma preocupação muito frequente para quem não está acostumado. A respiração pode ficar comprometida, bem como o próprio alinhamento da coluna se não houver um travesseiro.Quando você adiciona uma almofada ou travesseiro entre os joelhos, você ajuda a evitar o contato direto, e ajustar o alinhamento da coluna. A torção da bacia diminui e, consequentemente, ocorre um relaxamento na musculatura lateral da coxa. Em suma, seu corpo fica muito bem relaxado.

Dormir de lado é a melhor posição para gestantes

Esta é a melhor posição para as gestantes. Conforme os meses e a evolução da gravidez, o quadril fica mais largo, e com isso aumenta a distância entre as pernas. Nesses casos, é bem comum que o desconforto sentido por elas é diminuído com o auxílio do travesseiro, sobretudo nas etapas finais da gestação.

De costas de barriga para cima

Pode ser considerada a opção padrão para qualquer pessoa que está em dúvidas quanto a melhor posição para dormir. Quem dorme de barriga pra cima ainda está em vantagem, já que as articulações permanecem relaxadas durante o sono. Este tipo de posição também permite evitar torções e dores causadas por desconforto, e promove uma circulação sanguínea mais confortável.Contudo, é preciso ficar atento para a coluna, já que para corrigir este problema a melhor posição continua sendo a de lado. Dormir na posição de barriga para cima também pode acarretar a apneia ou o ronco, já que a língua costuma ir para trás quando dormimos nesta posição.O ideal nesses casos é variar as posições antes ou durante o sono, de acordo com as necessidades dos dorminhocos. Com essas variações o corpo consegue se ajustar inconscientemente, e não deixar que os problemas ocasionados ao longo do dia interfiram no descanso.

De bruços de barriga para baixo

Esta posição apresenta riscos para o pescoço e coluna, sendo muito pouco recomendada, mesmo que ela possui muitos adeptos. E não é adequado pois tanto a coluna como o pescoço ficam desalinhados.No caso do pescoço, essa posição facilita uma torção e até mesmo dificuldade para respirar. Já a coluna, existe uma curva exagerada, principalmente se o colchão for muito mole. Para mulheres, especificamente, o tamanho do busto pode contribuir para o desalinhamento da coluna quando deitam-se dessa forma a longo prazo.Para diminuir os problemas dessa posição, deve-se usar dois travesseiros.

  • Para a cabeça: um travesseiro não muito alto, na altura dos ombros, no máximo.
  • Para barriga: este deve ser baixo, de forma similar ao que é usado para a cabeça, assim irá diminuir a curvatura para baixo da coluna.

Melhor posição para dormir com dor no pescoço

Agora que listamos as melhores posições para dormir em condições normais de saúde, podemos pensar em alternativas simples, dentro dessas opções, para casos específicos, em que apenas o ato de dormir já é um pouco mais complicado. E um dos mais comuns é a dor de pescoço.Seja por algum tipo de doença ou acidente, a melhor posição para dormir com dor no pescoço é de barriga para cima, que pode ser com a cabeça tanto reta como de lado, dependendo da região onde está lesionado.Aqui, é muito importante não ter uma movimentação constante, para não machucar ainda mais o pescoço durante o período de recuperação. Um travesseiro não muito alto pode ajudar nessa questão, bem como o material dele. Os de viscoelástico são as escolhas mais equilibradas, adaptando-se muito bem a postura da coluna e do pescoço.

Melhor posição para dormir com dor no ombro

Nada de dormir de lado aqui, sobretudo para o lado onde está o ombro dolorido. Por mais que o descanso para o lado esquerdo seja um bom alento noturno, a posição não é boa para quem está com lesões na região. Dormir reto, e com uma proteção extra para o ombro, é o ideal, evitando também algumas movimentações costumeiras.Caso seja necessário dormir de lado, a melhor opção é realmente incluir um outro travesseiro entre o ombro e o pescoço, podendo inclusive ser uma almofada. Para facilitar a posição da peça, considere a almofada como se estivesse abraçando alguém, assim fica mais fácil de posicionar.

Melhor posição correta para dormir na rede

A rede é uma boa saída para a siesta e para aquele cochilo durante a tarde, mas nem sempre é recomendada para tardes e obviamente noites de sono completas. Para quem faz questão, temos algumas dicas, que vão fazer daquele sono balançado ainda mais interessante, independente do horário.Antes de tudo, é bom considerar o formato da rede em si. As mais populares e procuradas ficam em um formato meia-lua, como se seus usuários ficassem “ensacados” mesmo. Certifique-se de que tanto a rede esteja nesse formato, como ela seja capaz de comportar o seu tamanho.Com a rede ajustada, a melhor posição para dormir é a de lado, considerando sempre o esquerdo. Ao nos posicionarmos de forma diagonal dentro da rede, o desconforto se torna menor, já que a própria rede se ajusta a nossas medidas, e com modelos elásticos, também regulam as diferenças de medidas do corpo. Talvez seja possível até arriscar uma posição fetal, dependendo da temperatura onde está.

Qual a pior posição para quem tem hérnia de disco?

De todos os problemas que afetam o sono, a hérnia de disco é um dos mais comuns e irritantes, para dizer o mínimo. Por afetar a coluna, o distúrbio interfere diretamente no sono, e principalmente na hora de levantar do mesmo. Portanto, a forma de dormir deve considerar o conforto não apenas durante o período de sono em si, como para levantar.Além de ter um colchão bem confortável, o auxílio de uma toalha ou de um travesseiro são essenciais para manter a coluna devidamente relaxada. O auxílio deles serve tanto para dormir com a coluna reta, de barriga para cima, como de lado

  • Dormindo de forma reta: coloque o travesseiro ou a toalha, enrolada em uma forma de “rocambole”, embaixo da coluna. Não deixe muito alto, para não afetar a circulação na parte inferior do corpo.
  • Dormindo de lado: coloque as peças abaixo das pernas, e acima do joelho. Ao levantar de manhã, a toalha ou o travesseiro ajudam no conforto a levantar.

Conclusão

Mais do que apenas mostrar a melhor posição para dormir, saber os benefícios de uma boa noite de sono, e os vários meios de se adaptar aos problemas com o corpo para garantir essas vantagens é crucial. Trabalhar qualquer ponto com mais consciência ajuda a não cair nos mesmos problemas no futuro, e garantir uma qualidade de vida maior. Busque o melhor para sua saúde, e até a próxima!

📣 Gostamos de conversar!

📞 (41) 3332.6696
📲 (41) 98755.9119
📲 Http://Bit.Ly/Whatsunidade
🌐 Www.Institutounidade.Com.Br

Publicado Originalmente AQUI