12 May
Tuinalogia, um importante componente da Medicina Chinesa, é o estudo da técnica clínica chinesa, que previne e trata doenças manualmente. Literalmente, o termo TUI e NA significa“ “empurrar” e “segurar”. Nos tempos antigos, foi também conhecido pelo termo, “ANGIAO”, “ANFU”, e ANMO. Atualmente, é mais conhecido por “TUINÀ” e “ANMO”.
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA TUINALOGIA
Durante a antiguidade, o povo chinês achou que apalpar, pressionar ou bater levemente afetava as partes do corpo, e poderia efetivamente acalmar dores e aliviar alguns sintomas, com base nisso, um esforço consciente foi feito para estudar esses efeitos.
No período de Yin e Shang (1600 ~ 1100B.C), “Anmo” (o termo comum naquela época) tornou-se uma técnica muito popular para prevenir e tratar doenças. A terapia Tui-ná apareceu primeiro em trabalhos médicos durante os períodos da Primavera, Outono e a Guerra dos Estados Combatentes (770 ~221 B.C), onde a técnica e as indicações eram descritas em maiores detalhes. Pomadas medicinais também eram prescritas para serem usadas em conjuntos com Tui-ná. Na China, a mais recente referência, 52 Bingfang (52 prescrições) foi muito rica em descrever muitas terapias ANMO que eram usadas para tratar doenças prolongadas que requeria muita habilidade.
Durante o período das dinastias Qin e Han (221B.C ~ 220 A.D.), Anmo foi mencionada pela primeira vez claramente como técnica terapêutica no tratado médico Huangdi Neijing (Yellow Emperor’s internal classic). Foi em Huangdi Neijing que os princípios terapêuticos do Tui-ná foi primeiramente mencionado. O trabalho estabeleceu a fundação para a formação do sistema de Tuinalogia. Ao mesmo tempo, o primeiro livro especializado em Tuiná na China, o Huangdi Qibo Anmo Shijuan (10 volumes do Huangdi e Qibo em massagem) foi também compilado.
Na atualidade o Tuiná é sem dúvida a técnica manual mais representativa da Medicina Tradicional Chinesa, sendo utilizada em clinicas e hospitais da China e outras partes do mundo.
DO LIVRO TEXTO DA UNIVERSIDADE DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA ESTUDANTES ESTRANGEIROS DE NÍVEL AVANÇADO.
Editor Chefe: Dr. Zhang Yisheng Academia da Medicina Tradicional Chinesa – Beijing. China.
Edição traduzida: Prof. Miguel Podestá – Instituto Unidade – Curitiba – Brasil.
Tuinalogia, um importante componente da Medicina Chinesa